sábado, 10 de julho de 2010

Por que não aproveitamos os maus momentos?

Por que não aproveitamos os maus momentos?

Tem dias que nada parece dar certo, as vezes semanas... meses... acho que anos não, mas quem sabe? Enfim, esses momentos são muito importantes para nossas vidas. Alguns não sabem aproveitar essas oportunidades que a vida, sempre, nos coloca. Digo isso pq existem várias maneiras para encarar esses momentos importantes em que tudo parece dar errado.

Geralmente essas situações aparecem logo depois de momentos em que vc estava se achando a pessoa mais sortuda, feliz, esperta... A dor da queda causa essas sequelas! Disse “achando” pelo fato de que nossa vida não existe paraíso e muito menos vc é mais legal ou bonito que ninguém. Ainda existe sua suposta racionalidade, que a maioria das vezes não é racional, pois ao invés de vc enxergar o mundo real vc cria uma realidade paralela. Todo mundo que se acha inteligente, legal, bonito ou qualquer coisa demais vive num mundo a parte. Nesse mundo a parte quase nunca tombamos ou temos péssimos momentos, por isso pensar assim é uma fuga ou defesa de se expor. Portanto, existem pessoas que nunca passam pelos momentos em que vou escrever e podem estar achando esse texto uma baboseira. Mas pra vcs que estão pensando assim eu aviso: Pare e Pense! A vida não será nunca um paraíso! Viva e deixe viver, se entregue, sofra, se abra e não ponha nos outros a culpa de seus maus momentos. Enfim, cada um escolhe sua melhor maneira de viver... Não estou aqui pra julgar.

Por a culpa pelos maus momentos nas outras pessoas é o segundo sintoma da fuga ou da defesa que criamos. Somos exatamente o que vivemos. Não existe destino e nenhuma situação estava fadada a acontecer. Cada segundo é de nossa estrita responsabilidade. Por isso, não culpe ninguém e muito menos o destino pelo coração partido, pela solidão ou pelo pneu furado. Foi vc que não correspondeu ao amor, foi vc que não se deixou envolver e, com certeza, foi vc que não levou o carro pra revisão. Encare suas escolhas, analise pra ver se fez certo ou errado, avalie e aprenda com que aconteceu.

É justamente o fato de fugirmos disso que prolongamos os tais maus momentos. Quanto mais botamos a culpa nos outros, no destino ou na vida a situação piora. Parece um ciclo sem fim e paulatinamente vai dominando toda sua vida. Bem, algumas pessoas simplesmente se entregam a isso e seguem isso por muitos anos. Por isso, talvez não seja absurdo em falar de anos em que nada dá certo!

As vezes esse período em que tentamos evitar chega de mansinho, dá sinais, mas simplesmente ignoramos... Parece que não queremos acreditar. Os sinais são dos mais variados e podem não ser tão claro. Podem aparecer na bagunça da sua casa e refletir no seu trabalho... Afinal, sua vida é uma só... Não existe a vida em casa, a vida do trabalho, a vida da namorada... Existe uma só e sua atitude em cada uma delas reflete em tudo. Já ouviu falar que um bater de asa de uma borboleta no Japão pode gerar um furacão nos EUA? Pois bem, é exatamente isso que acontece na sua vida. Portanto, cuide da sua casa, da sua saúde e de tudo aquilo que é importante pra viver melhor. E se não cuidar, posso dizer que cai tudo de uma vez.

Parece que estou dizendo que tudo é muito passivo e estamos fadados a isso. De certa forma sim, pois ninguém foge deles, mas de certa forma não, pois podemos estar melhor ou pior preparados pra enfrentar nossos conflitos. Comecei dizendo da importância de se viver essa bad vibe e é justamente na maneira em que vc encara que reside essa importância. Tenha paciência, nada mudará de uma hora pra outra. Não basta acordar um belo dia e dizer: “Já sei onde errei! Está tudo resolvido” Não, A vida é combate, que os fracos abate, diria um amigo meu... A vida é longa, complexa... Por mais que ela pareça curta e imediata. E se um bater de asa gerou um furacão, somente outro bater de asa poderá evita-lo! Por isso, vc só ficará livre desse furacão se começar a bater, de maneira diferente, a asa de borboleta e daí fazer o seu longo percurso. Cabe esperar, mas não se afobe não... Em pouco tempo percebemos as mudanças, mesmo que não sejam na velocidade que desejamos.

É certo que cada um tem sua maneira e seu jeito de começar a mudar o rumo dos ventos. Uns se fecham, outros se motivam a novas experiências, outros vivem mais as família, enquanto alguns preferem se expressar. Importante é perceber que sua alegria por enquanto te deixou. Mas não será a único e a vez que isso acontecerá , muito menos será eterno. Fundamental também é não se entregar, saiba sempre do seu valor, de suas virtudes... pra não deixar que sinta ainda mais dor. E é esse valor e essa virtude que vai te fazer superar, uma a uma, cada situação ruim em que vc se meter. Acredite, vc sairá ainda melhor e mais maduro de todas elas.

Reza lenda que os chineses tratam as crises assim, pois depois de superarmos saímos melhores, mais fortes e uma novo período melhor surgirá. Sendo assim, aproveite sua fossa, sua tristeza e sua angústia para que possa viver momentos ainda melhores e quando esses momentos surgirem prepara-se para cometer mais erros, pois é com eles que aprendemos e jamais estaremos imunes a eles. Sendo assim, diria o Teatro Mágico: “Camarada, viva a vida mais leve, Não deixe que ela escorregue, Que te cause mais dor...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário